Uma nova abordagem na discussão da igualdade de gênero
 
14Apr

Uma nova abordagem na discussão da igualdade de gênero

2323 Visualizações
Claudio Herique

 
A ascensão feminina no mercado de trabalho tem gerado não apenas grande mudança na economia como também no comportamento da sociedade como um todo. O trabalho tornou-se o melhor amigo dessa mulher, só que ela quer lidar melhor com os vários impactos dessa escolha em sua vida. Em função disso, dois jornalistas que sentem na pele essa nova realidade resolveram compartilhar suas experiências pessoais e também seus estudos profissionais aprofundados nos últimos anos.
 
Os autores do livro Mulheres modernas, dilemas modernos – e como os homens podem participar (de verdade), lançamento da Primavera Editorial, são exemplos da inversão dos estereótipos ainda vigentes em nossa cultura. Joyce Moysés é uma profissional de sucesso, que estuda o desenvolvimento feminino pessoal e profissional desde 1987. Claudio Henrique dos Santos é o macho do século XXI, um ex-executivo que largou a carreira para assumir ser dono de casa e apoiar esposa e filha.
 
Joyce e Claudio apresentam reflexões, quebram paradigmas e discutem caminhos para 16 dilemas modernos, visando inspirar as mulheres de hoje, casadas ou solteiras, e também os homens que fazem parte da vida delas. O resultado desse trabalho é um diálogo maduro, aberto e emocionante, que lança um olhar contemporâneo sobre a questão da igualdade de gêneros. Os 16 dilemas são:
 
1.     Ganho mais do que ele, tenho mais sucesso na carreira.
2.     Falo muito em igualdade, mas não quero um marido que fique em casa.
3.     Meu marido não quer me ajudar nas tarefas domésticas.
4.     Amo a minha família e sinto culpa por amar também o meu trabalho.
5.     Nosso casamento tinha tudo para dar certo. Só na teoria.
6.     Dono de casa vai virar uma profissão, e posso ser a provedora.
7.     Eu não sei se fiz as melhores escolhas na minha vida.
8.     A nossa criação não serve mais para educar nossos filhos.
9.     Quero mudar, mas tenho medo do que os outros vão pensar.
10. Quer saber: estou cansada de ser Mulher Maravilha
11. Discutir a relação está ficando fora de moda.
12. Adiei demais ser mãe para não prejudicar minha carreira.
13. Sou bonita, bem-sucedida, só não consigo um namorado.
14. Uma amiga me alertou que estou me esquecendo de ser mulher.
15. O homem ainda espera uma mulher do lado dele. Só que ela foi trabalhar.
16. Conquistei tanta coisa na vida, menos a felicidade.
 
 
Temas como a nova relação com o dinheiro e a casa, a falta de tempo para investir nos relacionamentos e a decisão de congelar óvulos, são abordados com bom humor e leveza. Para cada um dos dilemas, os autores buscaram respostas baseados em suas atividades como jornalistas e palestrantes junto aos grupos de liderança feminina. Entretanto, o que dá especial colorido são as experiências pessoais narradas por Joyce e Claudio, com direito a erros e acertos, sorrisos e lágrimas.
 
Sem a pretensão de dar fórmulas mágicas de felicidade, Mulheres modernas, dilemas modernos reúne informações práticas para mostrar que homens e mulheres podem ser provedores, cuidadores, educadores e profissionais talentosos, desde que se apoiem.
 
Sobre os autores:
“Os avanços profissionais são inegáveis num mercado que precisa dos talentos femininos para inovar e lucrar. Não devemos recuar, mas também queremos ter mais momentos felizes na vida pessoal. Por isso, precisamos conversar”, afirma Joyce Moysés, jornalista focada em comportamento, carreira e negócios; escritora e consultora de temas femininos. Sócia e diretora de comunicação da Primeira Edição Setorial, empresa que produz informações sobre setores e empresas, tendo como principal cliente o jornalValor Econômico. Tem especialização em Gestão de Negócios pelo Insper-SP. Palestrou para empresas como Citibank, Eaton e Kimberly, e para eventos como Expo Money, Mulheres em Destaque e Feira do Empreendedor, do Sebrae. Trabalhou por 25 anos na editora Abril, foi editora-chefe das revistas Nova e Claudia, e colaborou com outras, como Você S/A Mulheres. Coordenou o Prêmio Claudia. Mulheres de Sucesso Querem Poder… Amar é sua primeira obra. Também escreve livros para altos executivos como ghostwriter. É colunista da Rede Mulheres que Decidem e tem como causa promover a diversidade de gênero.
 

 

“A abordagem dos impactos do trabalho no cotidiano feminino normalmente é feita por mulheres para as mulheres. Está na hora de incluir os homens nessa conversa, pois eles são parte da solução dos dilemas femininos. Essa é a proposta do livro”,completa Claudio Henrique dos Santos, jornalista, escritor e palestrante. Foi executivo da Renault por cerca de dez anos. Empreendeu num negócio de vinhos, até que no final de 2010, encarou o desafio de mudar com a família para Singapura devido a um convite profissional recebido pela esposa. Desde então, suas principais tarefas são cuidar da filha e da casa, tornando-se daddy in home e “assis­tente executivo” da esposa, importante executiva de multinacional. Em 2012, a família mudou-se, novamente, para os Estados Unidos, e atualmente mora na França. Claudio passa algumas semanas por ano no Brasil fazendo palestras sobre sua experiência de pai e profissional, desde que lançou em 2013 seu primeiro livro: Macho do Século XXI - O executivo que virou dona de casa. E acabou gostando. Apoiador do movimento #heforshe, da ONU Mulheres, segue defendendo a igualdade de oportu­nidades entre os gêneros.
 
 


Comentários